NOTÍCIAS

Apresentamos, nesta página, notícias de interesse de nossos clientes, parceiros e colaboradores.

13 filmes sobre Medicina no Netflix

Nesse período de início do ano muitos estudantes de Medicina estão de férias. A maratona de filmes e séries já faz parte do cotidiano e uma das plataformas responsáveis por esse hábito é a plataforma de vídeos Netflix. A LAHUM destaca a seguir uma lista com 13 filmes sobre o universo médico. Confira a lista e prepare a pipoca:

1 - O Médico (2013)

Por que devo assistir? O filme, que foi inspirado no livro homônimo de Noah Gordon, apresenta um capítulo importante da história da medicina no qual a medicina medieval estava defasada devido a uma associação errônea de doenças com o sobrenatural. Por outro lado, o mundo árabe vivia uma época de ouro na ciência com a leitura dos clássicos gregos e romanos. A medicina árabe também era, devido a isso, mais avançada e calcada em evidências do que a medicina ocidental. Além de mostrar essa parte histórica, o filme ainda mostra com muita sensibilidade, histórias de pessoas que dedicam a vida na busca pelo conhecimento sobre o ser humano e suas moléstias e sua luta para cuidar e curar de outras pessoas.

Sinopse: Inglaterra, século XI. Ainda criança, Rob vê sua mãe morrer em decorrência da “doença do lado”. O garoto cresce sob os cuidados de Bader (Stellan Sarsgard), o barbeiro local, que vende bebidas que prometem curar doenças. Ao crescer, Rob (Tom Payne) aprende tudo o que Bader sabe sobre cuidar de pessoas doentes, mas ele sonha em saber mais. Após Bader passar por uma operação nos olhos, Rob descobre que na Pérsia há um médico famoso, Avicena (Ben Kingsley), que coordena um hospital, algo impensável na Inglaterra. Para aprender com ele, Rob aceita não apenas fazer uma longa viagem rumo à Ásia mas também esconde o fato de ser cristão, já que apenas judeus e árabes podem entrar na Pérsia.

2 - Hipócrates - diário de um médico francês (2014)

Por que devo assistir? O filme mostra como o sonho de ajudar as pessoas pode ser atrapalhado por uma dura rotina em um hospital. Disputa de egos, burocracia inexperiência são dramas de milhares de médicos recém formados e o filme usa o realismo do cinema para expor esses problemas ao espectador.

Sinopse: Benjamin (Vincent Lacoste) é residente no mesmo hospital que seu pai (Jacques Gamblin) trabalha. Um dia, ao ser chamado no plantão, ele atende um paciente regular, apelidado de Tsunami (Thierry Levaret). Como não havia como fazer um exame devido ao aparelho necessário estar quebrado, Benjamin apenas receita um analgésico. No dia seguinte, ao chegar ao hospital, descobre que o paciente morreu. Devastado pela notícia, ele é protegido pelo pai, que divulga a todos que o filho havia feito o tal exame. Esta situação atinge em cheio a autoconfiança de Benjamin, especialmente quando precisa lidar com outro residente, Abdel (Reda Kaleb), que veio de outro país e mora em um alojamento no próprio hospital.

3 - Resistence - (2014)

Porque devo assistir? A resistência de bactérias a antibióticos foi considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) uma ameaça global que está atingindo, segundo relatório da instituição, milhões de pessoas em várias regiões do mundo. Estudos mostram que o planeta se encaminha para uma era pós-antibiótico em que pessoas morrerão por infecções simples que são tratadas há décadas. Ver esse documentário ajuda a entender como chegamos até aqui e o que fazer para combater o problema. Ter conhecimento sobre o assunto é essencial na carreira médica.

Sinopse: Este documentário explora o declínio na eficácia dos antibióticos e o recente e alarmante aumento de micróbios resistentes às drogas, os chamados “superbugs”.

Compartilhar

Veja também

USP: novo coronavírus infecta e se replica em glândulas salivares

Estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) mostra que o novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da covid-19, infecta e se replica em células das gl&a...

Herpes acomete 95% da população brasileira

Quem é acometido pelo vírus do herpes deve ter a atenção redobrada nessa época do ano. É no verão que os raios ultravioletas são mais intensos e...

Fiocruz adia para agosto meta de entrega de vacinas contra covid-19

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/ Fiocruz) deve concluir em agosto a entrega das 100 milhões de doses de vacinas contra...

Guardamos estatísticas de visitas para garantir a melhor experiência em nosso site.

Ao continuar a navegação, você concorda com nossa política de privacidade. CONCORDAR E FECHAR